Araras começou a imunizar gestantes nesta quarta-feira (10), com a primeira remessa da vacina contra o VSR (Vírus Sincicial Respiratório), recebida na terça-feira (9). O imunizante é novidade no SUS (Sistema Único de Saúde) e tem como objetivo prevenir os casos de bronquiolite em recém-nascidos.
Devem ser vacinadas todas as gestantes a partir da 28ª semana e, preferencialmente, até a 36ª semana. “Se já estiver em trabalho de parto, não há tempo hábil para passar a imunidade ao feto”, explicou Tavane Anselmo Malaguese, enfermeira do setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde.
Para tomarem a vacina, as gestantes devem procurar a sala de vacina mais próxima da residência e apresentar o Cartão de Pré-Natal, que registra informações de toda a gravidez. A imunização garante que o bebê nasça com uma proteção temporária, mas altamente eficaz contra a bronquiolite. A doença é uma infecção viral que afeta os bronquíolos e provoca tosse, chiado e dificuldade para respirar.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Vírus Sincicial Respiratório é o principal responsável por 75% dos registros de bronquiolite em recém-nascidos e por aproximadamente 40% das ocorrências de pneumonia em crianças menores de dois anos. Até novembro de 2025, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave associados ao vírus.
